[Resenha] O Guardião - Nicholas Sparks

Nome: O Guardião
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro | Gênero: Romance, Thriller
Páginas:  352   | Classificação: 5/5
CompreSaraiva | Submarino | Amazon

Aos 25 anos, a doce Julie Barenson perdeu seu grande amor para uma doença impiedosa. Porém, ao partir, o marido lhe deixou dois presentes inesperados: um filhote de cão dinamarquês chamado Singer e a promessa de que cuidaria dela para sempre, onde quer que estivesse.
Quatro anos depois, Julie enfim está pronta para tentar amar de novo e se vê dividida entre Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como uma rainha, e Mike Harris, um mecânico gentil que – junto com Singer – tem sido seu melhor amigo desde que ficou sozinha. Ela tem que tomar uma decisão. Só não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha transformará sua vida num pesadelo causado por um ciúme tão doentio que está a um passo de se tornar criminoso.
O guardião contém tudo o que os leitores esperam de um romance de Nicholas Sparks, mas desta vez ele se reinventa e acrescenta um novo ingrediente à trama: páginas e mais páginas de muito suspense.



Cheguei à conclusão que os livros do Nicholas Sparks, pelo menos os que eu ando lendo, são como uma benção e uma maldição. Uma mistura de thriller com romance que te tira o fôlego pela quantidade de surpresas que te atinge durante a leitura. A parte do romance é tão suave e ao mesmo tempo tão forte que te faz suspirar desejando encontrar um amor. 

Assim que comecei a ler, me simpatizei com Julie. Teve uma infância terrível e uma adolescência pior ainda. Infelizmente, isso hoje é muito comum. Um dia ela conhece Jim, que acaba a ajudando e mudando sua vida completamente. Depois de um tempo eles se casam e Julie pensa que nada poderia estragar aquele momento. Até que Nicholas Sparks também conhecido como "a vida" vem com o maldito câncer para arrancar da vida de Julie seu grande amor. Não quero ser sarcástica no meu comentário, mas quando vi o motivo da morte de Jim pensei: "ele (o autor) tinha que colocar alguém com câncer. Simplesmente não consegue se conter." 

Julie acaba superando a tristeza inicial que a morte dele provocava. Com a ajuda dos amigos que fez na cidade natal de Jim, acaba seguindo a vida, sorrindo ao se lembrar dos momentos com falecido marido. Na área sentimental, Julie levava as coisas de forma leve, tentando aqui e ali uns encontros, porém ainda sem sucesso. 

Até que tudo muda com a chegada de Richard. Com um bom emprego, bonito e educado, ele sabia como encantar uma mulher. Ainda assim, Julie não sentia nada de diferente por ele, mas decide tentar. 

Mike sabia que Julie era perfeita. Um tempo após a morte de seu melhor amigo Jim, ele percebeu que seus sentimentos por Julie passavam de afeição. Mas ele também sabia que ela não gostava e não o via dessa forma. Quando Richard chega, Mike fica dividido entre desistir de Julie ou sair a luta. Confesso que meu coração se partia ao ver Mike narrando as cenas de Julie e Richard. Eu bem sei, em experiência própria, como dói amar alguém que simplesmente gosta de você. Não tem nada pior, acreditem.

Tanto Mike quanto Julie tinham medo de estragar a amizade, e ficam receosos sobre mudar isso. Mas ambos decidem tentar, e Richard fica para trás nos pensamentos de Julie

" Mike
  Ele sabia que estava apaixonado por Julie. Isso ficara claro nas últimas semanas que haviam passado juntos; mas era diferente do modo como se sentia antes de começarem a sair. Julie não era mais uma fantasia, mas algo real, algo sem o qual Mike não conseguia mais se imaginar vivendo. ELe cruzou os braços, como se estivesse se protegendo da possibilidade de tudo isso lhe escapulir."

Tudo ia bem entre eles, até que.... É pessoal, confesso que eu fico extremamente empolgada para a chegada desses momentos nos livros do autor. Aquele friozinho na barriga e curiosidade para saber o que o autor reservou para nós dessa vez. Obviamente não vou contar o que acontece, mas saibam: vocês irão amar. O autor encontrou o equilíbrio perfeito entre o suspense e o romance, não dando atenção mais a um do que ao outro. Assim, não temos um romance meloso com um thriller água com açúcar e nem temos um thriller que te deixa sem dormir dois dias com um romance na última página, só para falar que não teve. 

Confesso que não conseguia imaginar o que o autor reservava para cada um. Desde a sinopse não gostei de Richard, e me alistei ao Team Mike (acho que porque me identifiquei muito com ele). Como conhecemos a história do ponto de vista de praticamente todos os personagens, apesar dos principais serem Mike, Julie e Richard, temos uma visão ampliada e detalhada ao mesmo tempo. 

"Julie andou durante quinze minutos antes de chegar à água e se sentar um pouco num tronco, observando os barcos passarem. Não conseguia ver Singer, mas sabia que ele estava por perto, pois viera de tempos em tempos se certificar de que ela o estava seguindo.
Ele a protegia. Como Mike, à sua própria maneira."

E o que dizer do querido Singer? Eu sou uma amante de cachorros, e tento convencer minha mãe todos os dias a me deixar adotar mais um. Singer parece mais um ser humano que um cachorro, e pode parecer estranho falar isso, mas ele é um personagem ativo e que diz muito através de seu olhar. Cachorros tem um sexto sentido sobre pessoas que é infalível. 

Para uma pessoa que até então odiava os livros do autor, eu tenho saído uma fã excepcional. O livro me prendeu do início ao fim, e li tão rápido que quando acabou eu pensei: mas já?! 

Um toque de comédia, um romance suave, um thriller viciante; esse conjunto nos obriga a fazer de O Guardião uma leitura favorita. A capa me deixou encantada e desestabilizada: a frase "seu grande amor pode estar mais perto do que você imagina" me deixou pensando: "como isso podia ser verdade". 

Ouçam o conselho de alguém que até um tempo atrás fugia de livros do autor: você não sabe o que está perdendo se não ler!!

isabela ottoni

16 comentários:

  1. Oi Isa! Tudo bem?
    Acho que vou seguir seu conselho! Nunca li nada do autor, adorei sua resenha e talvez comece por esse. Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Já li dois livros do autor e acabei concluindo que Nicholas Sparks não é pra mim pois foram leituras bem desagradáveis, mas confesso que foram leituras que fiz há mais de cinco anos e desde então nunca mais dei uma chance ao autor, só que tenho lido tantas resenhas positivas e intrigantes a respeito desse título que estou ficando tremendamente curiosa em relação à história, principalmente por causa do toque de suspense que parece diferenciar esse livro dos demais dele, que parecem ser drama puro. Quero muito saber o que acontece com Mike, Julie e Richard (que pela sua resenha não é flor que se cheire) e estou pensando seriamente em acatar o seu conselho e deixar de fugir dos livros do autor.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  3. OI Isa, tudo bem? Olha sua resenha está linda parabéns. Só lamento nunca ter lido nada desse autor, já vi vários filmes baseados em seus livros, mas nem se compara ne? Vou anotar a sua dica e tentar ler sim, muito em breve. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Li muitos livros do Nicholas Sparks, para mim, funcionou como maldição, realmente não é o estilo de narrativa que curto, muito drama pra pouca história, enfim, talvez eu seja seca ao extremo, pois fico completamente entediada. "você não sabe o que está perdendo se não ler". Prefiro não ler. Grata pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Amei,Já entrou pra minha lista de compras, Nicholas é maravilhoso amo os livros dele minha paixão pela leitura começou através dos livros dele, amei sua resenha.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Embora eu já tenha assistido a alguns filmes baseados em livros de Nicholas Sparks, e tenha gostado muito, nunca li nenhum de seus livros, o que pretendo corrigir em breve. Gostei muito desse livro, a premissa é incrível e parece ser uma ótima leitura. O que me agradou bastante é essa pegada de suspense.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito ler esse livro e agora a sua resenha me deixou ainda mais interessada. Eu sou muito fã do autor e a premissa me deixou muito interessada, eu já tenho certeza de que vou gostar.

    ResponderExcluir
  8. Olá Isabel!
    Eu parei com NS, antes lia tudo que saia mas depois ele ficou tão previsível que agora que anda fugindo sou eu! rs
    Claro que quando vejo (leio) como a sua dá uma baita vontade (recaída)rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto dos livros do Nicholas e recentemente li O guardião.
    Fiquei impressionada com a história, pois foi a primeira obra do autor que eu li com um toque de suspense e uma tensão de tirar o fôlego. Na maioria das vezes encontro romance, pessoas sofrendo e neste vi algo a mais.

    Amei muito esse livro

    ResponderExcluir
  10. Olá! Estou evitando roman do nível de Nicholas rsrsrs... Então dessa vez passo a dica.

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. É bem isso mesmo, ao mesmo tempo que nos encantamos com o desenvolvimento do romance, ficamos apreensivos com o que o autor vai fazer. É uma maldição e uma benção que eu adoro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Isa que resena mais encantadora, adorara mesmo realizar a leitura, parece ser aqueles livros bem amorzinho e vindo do Nicholas, impossível não se apaixonar <3 adorei a foto!
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Sabe o que eu acho super legal no Sparks? Apesar de só fazer romances e eles terem uma certa linearidade em seus enredos, ele ainda consegue surpreender com tramas diferentes e reviravoltas. Eu meio que cansei de romances trágicos e tal, mas admiro o Sparks pela sua capacidade de sempre criar algo novo em sua zona de conforto.
    Boa resenha!

    ResponderExcluir
  14. OOi!
    Nunca li nada do autor. Não é nem por fugir, mas outros acabam "entrando na frente". kkkk Mas depois da sua resenha acho bom eu dar uma chance a pelo menos um dos livros dele, quem sabe até esse. Gostei bastante da premissa, dica anotada!
    beijoos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!!! Tenho muita curiosidade em ler esse livro,
    mas ainda não tive a oportunidade !!!
    Gostei bastante da sua resenha, bjooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Já li um livro do autor e gostei, foi O Milagre. Mas teve outro que li e não gostei nada, que foi Querido Jonh. Gostei da sua resenha, a capa está linda e leria sem problema. Não sou fã do autor, pois os livros dele não traz muita diversidade. Acho que por isso desanimei um pouco. Gosto de autores que inovam, surpreendam. Criem personagens que façam diferença. Mas enfim, gostei da dica.

    Beijos

    ResponderExcluir

Instagram