[5 MOTIVOS PARA] LER "QUANDO O AMOR BATER À SUA PORTA" - SAMANTA HOLTZ


Nome: Quando o Amor bater à sua porta
Autora: Samanta Holtz
Editora: Arqueiro
Resenhaclique aqui


Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso.

Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade.
O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja.
Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer.
A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego.


1)ESCRITA DA AUTORA: simplesmente cativante. o leitor consegue sentir a diferença na narrativa dos personagens de forma nítida, e o mais marcante é a miríade de sensações que absorve. nos levando lado a lado com os personagens em cada alto e baixo, a autora permite que experimentamos todos os sentimentos que dominam os protagonistas. leve, surpreendente, marcante e profunda; é assim que descrevo a escrita da autora. cada pensamento e entendimento que ela passa através da obra nos ensina e toca profundamente.


2)PERSONAGENS MARCANTES: achei cativante a forma com que vamos aprendendo com cada um desde o início. a trajetória de Malu, que começa se apresentando uma escritora prepotente e amarga gera no leitor uma certa antipatia. mas conforme a história avança vemos o seu desabrochar; o que nos traz identificação. o mesmo serve para Luíz Otávio e a busca sobre sua identidade. todos os demais personagens se encaixam perfeitamente em cada momento que são apresentados, tornando o enredo mais interessante.


3)CENÁRIO/AMBIENTE: eu já falei mil vezes com uma amiga que é do sul a seguinte frase: "amiga, me leva pra conhecer São José dos Pinhais?". é incrível como a descrição leve da autora nos deixa curiosos a cerca do lugar. não é uma descrição enfadonha, mas detalhada suavemente. surpreendente como que o ambiente se encaixou perfeitamente na história e nos personagens. acredito que isso foi pensado pela autora e feito propositalmente; a escolha de lugares diferentes para dilemas diferentes vividos pelos personagens. cada local tem seu significado geral na história e na vida dos protagonistas.

4)TRAMA: como será perder a memória? entender e se identificar com Malu não é muito difícil, afinal, quem não deseja poder esquecer algo ou fugir de uma lembrança? quem nunca usou um escudo em volta do coração, por já ter sofrido tanto e não desejar repetir a experiência? entendê-la para mim foi fácil. mas Luiz Otávio foi uma experiência completamente diferente. a frustração dele se torna a nossa e a intensidade desse sentimento é avassaladora e viciante. prendendo o leitor até a última folha, o desfecho sobre a identidade de Luiz traz a certeza de que o melhor ainda está por vir, de que tudo que os personagens viveram foi só o começo de uma grande história.


4)ENREDO: não bastando apenas o dilema de Luiz, que perdeu a memória, e o de Malu, que deseja apagar algumas lembranças (e quem não quer?!), temos também alguns outros conflitos que a autora nos apresenta e que deixam tudo mais intenso. essa obra trata disso: intensidade. o final surpreendente nos deixa com a esperança de que: Assim como os pássaros sempre retornam à sua terra após a migração, o amor não abandona aqueles que sinceramente o carregam no peito."

isabela ottoni

14 comentários:

  1. Oi, Isa!
    Eu li esse livro ano passado e gostei muito. Foi meu primeiro contato com a escrita da Samanta e concordo com você que é um dos pontos altos do livro. Os personagens foram mesmo bem construídos, foi muito legal ver a Malu tirando todas aquelas camadas que criou como defesa e, finalmente, desabrochar. Gostei muito de todos os motivos que você listou.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu vi o livro sendo divulgado na página da Arqueiro assim que foi lançado e achei a capa linda, no entanto, nunca pesquisei sobre a história, por pensar que fosse apenas mais um romance qualquer. Mas essas colocações e a sinopse - ao qua eu não tinha lido ainda, confesso -, me chamaram muito atenção! A história parece ser muito legal.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Todas essas características, são o que procuro em uma leitura, pois são as fontes mais importantes, e essa história me parece doce, na verdade eu já tinha visto algumas publicações do livro porém não tinha lido, inclusive pensava que era ate um livro da Nora, rsrsr.

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Acredita que ainda não li "Quando o amor bater à sua porta"? Está na minha lista faz um bom tempinho, mas não tive a oportunidade de realizar a leitura.

    Os cinco motivos expostos aqui me fez ter mais vontade e curiosidade a respeito desta obra tão falada e elogiada! Adorei saber um pouquinho mais a respeito da trama e da ambientação! (:

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro, é o primeiro contato que tenho com a obra. Confesso que o livro, a premissa não foi capaz de me conquistar, me atrair. Isabela, gostei da sua resenha, ficou curta e objetiva, parabéns!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Adorei os motivos descritos. Ainda não li o livro nem a autora, mas sempre vejo elogios para ela. Acho essa capa linda e estou doida para começar. Ótimo post!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Os livros da Samanta são maravilhosooos ese não podia ser diferente, além que a autora é uma fofa! Adorei seus post!

    http://folheandosonhosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Mesmo sem estes 5 bons motivos para ler a obra, eu já estava querendo. Até tenho o livro, agora falta ler mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá! Gostei da forma de apresentação do livro e dos motivos.
    Com certeza, esse livro está na lista das minhas próximas leituras.
    super bjoooooo

    ResponderExcluir
  10. Esse é um dos meus livros preferidos, sou apaixonada por ele e e ele tem um lugarzinho especial na minha estante. Gostei bastante do seu post <3

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Achei muito legais os seus motivos! Já tinha curiosidade com essa obra, agora depois do seu post tenho a impressão que necessito ler o mais breve possível!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Achei bem bacana seu post, ainda não tive nenhum contato com a autora, mas a temática e o jeito que vc descreveu que é contada a história me atraiu bastante, espero ler em breve. Beijos

    ResponderExcluir
  13. O livro já estava mesmo na minha lista de leituras, mas seus motivos me deixaram mais ansiosa para realizar a leitura, confesso que o que me chamou mais atenção foi a precisão de detalhes na ambientação da cidade, gosto muito de conseguir conhecer um lugar através do livro.

    ResponderExcluir
  14. Olá, já acompanhei inúmeras resenhas dessa obra...parece ser realmente uma boa leitura. vou anotar a dica.

    Abraços

    ResponderExcluir

Instagram